sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O aniversário de Gigi

Estou sentada neste exato momento na varanda da casa, admirando a movimentação do quiosque. Minha família, amigos e vizinhos (vizinhos nao menos amigos) se divertem, dançam, bebem (MUITO!), conversam… Melhor, falam bobagens! Hehehe! Nada melhor do que as bobagens para esse tipo de ocasião…Hoje é a celebração dos dois anos de Gigi, a minha sobrinha. Na verdade, mesmo que não fosse nenhum aniversário, casamento, formatura ou algo do gênero, a festa estaria acontecendo. Sempre acontece! Nesse momento o som toca músicas de discoteca dos anos da brilhantina, depois de uma seleção de forró, pagode, Timbalada, Chiclete, Ivete e outros. As crianças almoçam (preciso dizer que são cinco e meia da tarde) e os adultos já beberam mais de dois engradados de skol, além de vodka, whisky e cachaça. Ainda há dois engradados esperando no enorme isopor e uma panela de feijão na cozinha…Minha tia Nicia, a vizinha, já me disse que sou A VELHA por não dançar, hehehe! Mal ela sabe que estou aqui sentada apenas obrservando, escrevendo sobre todos…Livia, tia por direito, irmã da minha mãe, já fez brigadeiros e agora está bebendo, dançando e esperando o marido chegar do trabalho. Batista é um catarinense que se apaixonou por ela e se entregou à Bahia há 15 anos atrás. Hoje pode-se dizer que é tão baiano quanto eu ou mais! A filha deles, Laise, está com 11 anos e no momento brinca com Gigi, ela adora!Ju, da mesma idade que Lai, filha do outro irmão da minha mãe, Beto, está sentada ao meu lado lendo Poderosa 2, super compenetrada! Lana, a minha cachorrinha poodle, está nos guardando. Ô, cãozinho feroz!Minha mãe, muito tímida, se esforça para dançar e para isso tem um jeito todo particular. Muito engraçado, eu não canso de admirar! Ela comprime o nariz, aperta os olhos, prende um único sorriso no rosto por todo o momento e se movimenta com pulinhos e braçadas rápidas, parecendo uma criança. Eu estava até comentando com Livia mais cedo sobre o quanto ela se esforça para estar ali no meio, por causa da timidez. Meu pai, com o copinho de whisky numa mão e o cigarro na outra, bem diferente da minha mãe e nada tímido, se joga no meio da roda e vai até o chão, como se estivesse no embalo dos Beatles. Gigi nesse momento já está lá no meio também, gritando “eu tô doida! Eu tô doida!” Hehehe!Minhas tias Leninha e Waldecy estão cochichando algo e rindo muito no meio do salão. Eu acho que até posso imaginar o que conversam… Minha irmã Carolina, como sempre, está com o celular no ouvido no meio do campo de futebol, provavelmente falando algum “babado” com a amiga.Meu irmão Rodrigo está na parte que ele provavelmente considera a melhor do quiosque: onde está o isopor! Ele não se move de lá há horas! Está operando o som e conversando com Pinheiro, Marcio e Leo.Minha tia Zilma não bebe mas está no bolo, participando de todas as loucuras. Ou melhor, comentendo a maioria delas. A sua filha, Thay, está brincando com Duda, a pequena de Lucy. Essa também dança no quiosque com o marido Emanuel, um lunático de dois umbigos, ahahaha! Ele já perdeu três psicotestes do Detran e está se preparando para fazer o quarto. Pensando melhor, acho que Lucy é a verdadeira lunática! Caê, o irmão dela, aparenta ser a pessoa mais normal aqui hoje. Tiago, o meu primo, um doce! Esse, tadinho, ainda não conseguiu se desprender da camisa de Reveillon, acho que criou uma paixão alucinante por ela… Está rodando a pobrezinha como se fosse um laço de peão! Meu tio Codu no momento nao percebo, mas já ouvi a Tv ligada dentro de casa, tenho certeza de que está vendo novela… Meu tio Paulo, cadê? Ah! Acabo de enxergá-lo sentado pertinho de Rodrigo, também com a camisa do Reveillon no pescoço. (Agora entendo que essa paixão desenfreada por camisas brancas é de família. Ele é o pai de Tiago…)Já são seis e meia da noite… Eu continuo aqui sentada observando e escrevendo… Zeca Pagodinho já dominou o ambiente com “Jura”. Esse é o segundo aniversário da Gigi, imagina! Pronto! A festa esta completa! Batista chegou!!! Veio do trabalho mas já apareceu de bermuda e chinelo… E mais! Trouxe Saionara, a mãe da Ju! Minha companheira de bronze.Pena que Jadir e Adaci já partiram… Mas isso não impede que eu comente que é um casal de tios super hiper maravilloso! Parte fundamental nesse quadro. Nossa! Quem vejo ali descendo o caminho? Vieira! Um grande amigo dos meus pais. Ele e a família estavam morando em Porto Alegre, mas agora estão se preparando para voltar a Salvador. Adoraria que Denise e João tivessem vindo com ele hoje…Filho, acho que deu para ter uma idéia da situação, né? Um dia será o seu aniversário que estará sendo comemorado dessa maneira! Hoje o seu avô sentou-se ao meu lado e disse: “ele vai me amar muito, viu! Será um grande amigo, pode crer!” Eu não tenho a menor dúvida disso! Tenho absoluta certeza de que você amará a todos, assim como a Gigi. Ela se sente tão confortável no meio deles, muito mais do que eu mesma! Você também se sentirá…Anachin, meu filhote mais que amado e desejado, eu não podia antes realizar o quão importante você seria na minha vida. Não há nada que eu faça hoje que não seja pensando em meu bebê, antes mesmo de pensar em mim. Anular ou apenas adiar alguns planos por você é um sacrifício que vale à pena demais! Agora mesmo você está mexendo, me fazendo sentir sensações indescritíveis, me fazendo sorrir e até mesmo imaginar momentos que, daqui há alguns anos, com certeza não serão apenas planos… TE AMO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário